Business Intelligence é um termo bastante conhecido, mas que ainda gera muitas dúvidas no mundo corporativo. Pode ser traduzido como Inteligência de Negócios, e é representado por um conjunto de ações e processos que utiliza dados para formar uma base consistente para a tomada de decisões nas empresas.
A tecnologia é utilizada para captar e analisar informações e transforma dados brutos em insights valiosos que têm poder de impactar decisões estratégicas dos negócios.
Qual o principal objetivo do Business Intelligence?
O principal objetivo do Business Intelligence é eliminar as suposições e oferecer dados reais e confiáveis, para proporcionar mais agilidade aos negócios e para que seja possível aproveitar as melhores oportunidades do mercado.
Os sistemas utilizados no Business Intelligence absorvem toda complexidade envolvida na coleta e na interpretação dos dados, e conseguem gerar relatórios aprofundados sobre as informações relacionadas.
Quais são os principais benefícios do Business Intelligence para a empresa?
As empresas que incorporam o Business Intelligence são capazes de tomar melhores decisões, mas também existem outras vantagens:
• Redução de custos;
• Ajuda no planejamento de gestão;
• Auxilia na tomada de decisões;
• Reduz erros e riscos;
• Aperfeiçoa métricas e indicadores;
• Fidelização de clientes;
• Promove a alta performance dos profissionais envolvidos.
Como implementar o Business Intelligence na sua empresa?
Mesmo empresas que já possuem processos de Inteligência de Dados ainda não aproveitam todas as possibilidades da estratégia.
Dessa forma, vamos falar agora sobre 4 etapas necessárias para inserir a sua empresa no mundo a inteligência de dados.
1. Comece pequeno
O Business Intelligence traz benefícios e deve ser aplicado em toda a empresa, mas pode ser um grande desafio incorporar todos os processos de uma vez. Mas você pode começar pequeno, em apenas um setor ou projeto. Isso reduz a complexidade da implementação, já que eles serão em menor escala.
Com o fracionamento do processo em etapas você terá mais clareza sobre os desafios e conseguirá fazer perguntas mais específicas, trazendo mais agilidade aos resultados.
2. Descubra quais informações são necessárias
É fundamental simplificar e definir quais informações são mais importantes para o processo e onde encontrá-las para não tornar o processo ainda mais complexo do que é necessário.
Somente depois disso, você deverá analisar as ferramentas que podem ser úteis para encontrar e captar os dados desejados.
3. Faça perguntas
Os dados em si não fazem sentido, mas quando são cruzados com o objetivo de responder as perguntas certas, podem trazer insights importantes. Então, faça perguntas e descubra quais informações são necessárias para chegar ao que realmente importa para a empresa.
Incentive seu time a participar, dessa forma você terá visões diferentes e correrá menor chance de deixar oportunidades passarem despercebidas.
4. Avalie o seu processo
O Business Intelligence é uma estratégia viva, que interage e evolui. Sendo assim, depois de colocar em prática todos os insights alcançados com o processo, chega o momento de medir e analisar os resultados.
Sempre é possível fazer novas perguntas e mudar a forma como os dados são analisados.
O Business Intelligence é uma estratégia que contribui muito com o crescimento da empresa, mas exige empenho e mudanças por parte de todos os profissionais envolvidos.
Quer saber mais sobre a estratégia de Business Intelligence? Continue lendo nossos artigos e saiba como aproveitar ao máximo essa estratégia.