Negligenciar esse ponto é ter vários problemas agregados, como a falta de itens e prejuízos que podem colocar as operações em risco, ou, até mesmo, perder competitividade em relação a outros negócios que possuem esse gerenciamento, o que lhes dá vantagem no seu mercado.
Foi pensando nisso, para que você possa se prevenir contra esse problema, que trazemos um guia prático do controle de estoque para pequenas empresas, aplicando os métodos agora mesmo.
Delimite a infraestrutura do seu estoque
Não adianta querer colocar toda a população de São Paulo dentro do território de Sergipe. Essa analogia vale para pequenas empresas que não dispõem de uma ampla infraestrutura – e, por isso, precisam conhecer exatamente qual é o limite do seu estoque.
Nesse ponto pode-se, por exemplo, saber quais locais permitem ter prateleiras suspensas, otimizando o espaço; que lugares devem ser priorizados para seus principais produtos; e quais itens vem onerando as dimensões de estoque que você tem.
Delimitar é sinônimo de otimizar o espaço. Mas, não é só isso.
Tenha sempre o inventário do estoque
De forma quinzenal ou mensal, é preciso realizar um inventário completo do estoque para que se possa ter o controle de tudo que há nele. Felizmente, em pequenas empresas, e com ajuda de todos, isso pode ser feito de forma rápida.
O inventário é indispensável para saber informações sobre saída de produtos; quais estão ali mais tempo; aqueles que foram avariados ou podem expirar a validade; além de delimitar o que precisa ser comprado (e reposto) no futuro.
Utilize um software de gestão
Os softwares de gestão, ou sistemas ERP, são ferramentas indispensáveis para ter todo o controle de estoque de forma centralizada, automatizada e organizada. Ou seja, esqueça o papel ou a planilha do Excel – softwares do gênero cumprem todas essas tarefas.
E, o melhor, possuem módulos que facilitam a discriminação de cada item por suas características, além de cruzarem informações com outros setores, como o financeiro e vendas. Isso, é claro, sem contar nas vantagens que sistemas de gestão trazem para toda a empresa.
Faça promoção com produtos ‘encalhados’
O grande problema de uma empresa de pequeno porte é investir em algo e isso não sair. Além de um prejuízo nas finanças, também ocupa espaço precioso no estoque. A solução? Faça uma promoção desses produtos que estão parados.
Se ao menos conseguir recuperar o que foi investido, vendendo a preço de custo, já terá uma ótima economia dentro do seu estoque e poderá dar prioridade a itens que tenham mais saída.
Defina um % de perda
É comum para as empresas, das pequenas a multinacionais, perderem produtos no estoque. Eles podem estar avariados, expirarem a validade, constarem como duplicados ou, até mesmo, serem extraviados.
Para uma gestão efetiva, é preciso definir uma % máxima de perdas que a empresa pode ter. Isso liga o alerta de todos e ajuda o estoque a ter a rotatividade necessária, mas controlada.
Capacite sua equipe
Por fim, é preciso que toda sua equipe esteja capacitada para executar as funções dentro do estoque. Seja o que citamos acima, ou no momento de enviar aos clientes. Uma dica preciosa é deixar um (ou dois) colaborador apenas com a finalidade de operar o sistema de gestão em relação ao estoque, melhorando todo o gerenciamento de produtos.
Conhecendo nosso guia prático do controle de estoque para pequenas empresas, passe no nosso blog e confira uma série de dicas preciosas como essa!